TARGIT
Cabral & Sousa

CASE DE SUCESSO

Resultados obtidos levam Okajima a avançar em BI de alta performance

Fale com nossos especialistas

A Okajima

Localizada no Pará, a Okajima Distribuidora cobre uma extensa gama de produtos, desde alimentos e bebidas até materiais de construção e utilidades domésticas. Junto a seu vasto alcance territorial, sua área comercial conta cerca de 350 vendedores, televendas e e-commerce.

Com 17 anos de atuação, a consolidação das análises, visualização de dados e BI com o TARGIT Decision Suite têm sido uma das bases dos ganhos de eficiência operacional, cumprimento das metas comerciais e inovação na gestão.

O Desafio

O Desafio

Antes da adoção do TARGIT Decision Suite, os processos de coletar e consolidar dados, assim como de elaborar e entregar os relatórios, eram desgastantes e de eficácia restrita.

O processo de gerar um único relatório em planilhas chegava a levar uma manhã inteira e era bastante manual, com alta dependência de pessoas. Somente o diretor tinha pleno conhecimento dos dados da empresa, e a equipe de vendas e os gerentes dependiam dele para obter as informações necessárias.

Outros relatórios chegavam a demorar meses para estar disponíveis.

Aspas

O processo anterior era manual e dependia muito das pessoas. Para que a informação saísse da nossa equipe e chegasse ao time de vendas ou à consultoria, era necessário mobilizar todo o staff. Quando um consultor vinha até aqui, precisávamos parar toda a equipe para gerar relatórios e informações manuais, atendendo assim às demandas específicas dessa pessoa.

Marco Belém - gerente de tecnologia e projetos

Aspas
Fale com nossos especialistas

A Solução

Logo após a implementação, o TARGIT Decision Suite já garante melhorias imediatas, a partir de funcionalidades desenvolvidas especificamente para companhias de Atacado e Distribuição.

A Solução

A solução permitiu:


Integração nativa com o Winthor (ERP TOTVS), eliminando a necessidade de construir cubos de dados personalizados e garantindo a acurácia das informações.


Criação simplificada de relatórios, com processos menos desgastantes e disponibilização rápida para visualizações e insights mais ágeis.


Automação e entrega da informação, com relatórios, envio de alertas e exibição de paineis em displays (TV) em locais de alta visibilidade e circulação.


Suporte especializado para que a melhor experiência e os resultados confirmados abram caminho para saber se beneficiar das mais inovadoras tecnologias de dados e BI da indústria.

Fale com nossos especialistas

Os Resultados

Com a implementação do TARGIT Decision Suite, a Okajima conquistou:

Melhor aproveitamento do capital humano: a equipe de analistas dedicada às planilhas de Excel foi realocada para outras atividades, analisando os Indicadores, os RCAs e orientando os supervisores da empresa.

Preparada para tirar o máximo da inovação: por sua jornada bem sucedida em BI, a Okajima foi pioneira na adoção do TARGIT InMemory, a versão do TARGIT Decision Suite alocado na memória RAM do servidor, para acesso a dados em alta performance.

Produtividade, menor custo e foco na atividade fim: a objetividade, leveza e agilidade com que informações relevantes e alertas são entregues aos usuários, sem complexidade ou lentidão desnecessárias, permitem que eles se concentrem na análise e nas decisões relacionadas às necessidades e metas.

A equipe da Okajima passou a ter uma visão mais estratégica e a lidar com informações de maneira mais proativa. A capacidade de analisar dados e tomar decisões mais precisas se tornou uma realidade para todos os níveis da empresa, desde o vendedor do varejo até o diretor.

O uso do TARGIT Decision Suite não se esgota em um projeto.

Com o apoio da TARGIT Brasil, é um caminho de ganhos crescentes.

Fale com nossos especialistas

Disposição para transformar

Os resultados constatados com a implementação do TARGIT Decision Suite logo consolidaram a confiança na plataforma e impulsionaram a motivação, com benefícios bem evidentes para os usuários.


Entre os primeiros casos de uso, percebeu-se que um gráfico simples de crescimento anual, com filtros de fornecedores, produtos, equipes, e dados, não precisa dos três meses - durante os quais a informação deixa de estar disponível para análises e decisões - que antes eram consumidos na elaboração do painel.

Aspas

Quando vieram demonstrar o BI pela primeira vez, eu pedi para eles fazerem isso e em 5 minutos estava lá.

Leandro Nobushige, Analista Senior na Okajima, na época.

Aspas

Performance de BI para escalar a performance de negócio

O segundo marco da história da Okajima de amadurecimento do uso de dados, analytics e BI ocorreu em 2021, quando a empresa apostou nas mais atuais arquiteturas, para maximizar os benefícios.


Após quatro anos utilizando a arquitetura tradicional de BI, em SQL, a companhia optou por fazer a adesão ao TARGIT InMemory, tornando o processamento de informações mais rápido, e a utilização mais simplificada, pois a nova tecnologia não depende de ferramentas externas para confecção de um projeto de BI, como o Microsoft Visual Studio.


Performance de BI para escalar a performance de negócio
Aspas

O diretor ficou empolgado com a velocidade da nova versão – comparou à mudança de internet discada para a de fibra. A velocidade para atualizar os dados vai permitir que outros setores possam se beneficiar do BI.

Leandro Nobushige, Analista Senior na Okajima, na época.

Aspas
Conheça outros cases de sucesso

Agende uma reunião

Suas informações serão utilizadas para envio de comunicações e e-mails informativos da TARGIT Brasil. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam
TARGIT