Descubra como a distribuidora conquistou autonomia na criação de relatórios automatizados e poupou tempo e esforço da sua equipe de TI.
Distribuidora atacadista de produtos agrícolas criada em 2012, a UniAgro conta com cerca de 70 colaboradores e atua em 8 estados. Entre 2020 e 2021, seu faturamento cresceu 106%.
Começamos bem pequenos e foi dando certo, e hoje, por termos uma cultura ágil e respirarmos inovação, somos meio que vistos como projeto-piloto para Bayer em outros estados.
Andres Forte,
Diretor Administrativo da Uniagro.
A UniAgro lidava com limitações nas criações de análises, uma vez que a ferramenta que utilizava não permitia a geração de painéis de forma autônoma, sem o auxílio do TI.
Além disso, a empresa ainda sofria com processos de extração e consolidação de dados direto do ERP. Muitas vezes era preciso cruzar de 4 a 5 rotinas no sistema para poder visualizar uma única informação.
A solução foi a implementação do TARGIT Decision Suite, BI integrado nativamente em seu ERP TOTVS.
Por ter a facilidade das rotinas que eu trabalho dentro do Winthor, elas teriam uma nomenclatura muito parecida dentro do BI […] [Isso] me permitiu gerar informações de forma rápida, para que eu mesmo conseguisse me virar.
Andres Forte,
Diretor Administrativo da Uniagro.
Com isso, foi possível ter acesso a:
• Indicadores automaticamente atualizados com uma visão completa do desempenho da empresa.
• Dados relevantes reunidos em um único lugar.
• Um sistema “arrasta e solta” intuitivo e fácil de usar.
Com a implementação do TARGIT Decision Suite, a UniAgro:
• Permitiu que todos os colaboradores, desde a equipe de vendas até os gestores, tivessem acesso aos dados necessários para a tomada de decisão.
• Eliminou a burocracia do TI, liberando tempo para que os colaboradores se concentrassem em suas atividades estratégicas.
• Promoveu a sinergia entre os departamentos.
• Aumentou a confiança nos dados.
• Melhorou a comunicação e o alinhamento entre equipes diversas.
• Possibilitou aos gestores acompanhar o desempenho de seus departamentos em tempo real, identificar áreas de melhoria e tomar medidas corretivas proativamente.
A UniAgro venceu o prêmio “O Brasil que Faz”
na categoria de distribuição no Universo TOTVS 2024.
O uso do BI permitiu que os vendedores tivessem acesso a relatórios de estoque diários.
“Sem esses relatórios, a gente teria a carteira estourada entre vários produtos” – diz Everton Guindant, Analista de Negócios na UniAgro.
A distribuidora passou a compartilhar com seus fornecedores relatórios de: estoque, pedidos, produtos a vencer, fluxo financeiro etc.
“É raro encontrar um distribuidor no Brasil inteiro que forneça esse tipo de informação.” – Andres Forte, Diretor Administrativo da Uniagro.
A solução aumentou o controle de acesso a informações sigilosas e dados sensíveis.
“Nós criamos critérios de observações onde podemos limitar quem usa e quem que vai usar o BI e definir qual usuário vai ter acesso a suas informações e somente a suas informações. O usuário, ou vendedor, vai ter os dados somente da área dele, mas são os mesmos dashboards para todos.”– João Vanti, Analista de TI na UniAgro.
Os gestores passaram
a monitorar metas.
“O pessoal consegue acompanhar o indicador de meta, de margem e de inadimplência.[...] Esse acompanhamento diário permitiu uma gestão mais séria e focada em resultados.”– Andres Forte, Diretor Administrativo da UniAgro.
Maior distribuidora atacadista de produtos agrícolas da Bayer no estado do Rio Grande do Sul.